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13º Enduro a pé:

Enduro a pé 2010









Regulamento

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13º ENDURO A PÉ COLTEC
REGULAMENTO/2010

1.    DAS PROPOSIÇÕES FUNDAMENTAIS
1.1. O presente regulamento regerá o 13º Enduro a Pé Coltec.
1.2. Os participantes deverão observar as regras deste regulamento, ficando, deste modo, submetidos a todas as suas disposições.
            
2.    DA PROVA
2.1. A prova consiste cumprir trechos de enduro a pé (trekking) mantendo a regularidade estabelecida na planilha de orientação.
2.2. Objetivos:
·       Propiciar momentos de integração entre alunos, professores, funcionários e ex-alunos do Coltec;
·       Incentivar a prática desportiva desta modalidade, mobilizando conhecimentos de diferentes áreas, tais como: caminhada, atletismo, cartografia, informática, meio ambiente, dentre outros;
·       Estimular reflexões sobre a preservação de áreas verdes da nossa cidade, sobretudo, a área da própria Estação Ecológica da UFMG e suas funções no espaço urbano;
·       Oportunizar o contato com a natureza, por meio de uma prática da cultura corporal de movimento desafiadora;
·       Estimular diferentes habilidades que exigem não apenas o raciocínio dos participantes das equipes, mas também das percepções nas formas de apropriar-se dos espaços e tempos; da relação estabelecida entre o próprio corpo e seus limites e possibilidades; e das relações do grupo em sua interação com a planilha, como um texto a ser lido e interpretado e a própria natureza a ser explorada, vencida ou experimentada;
·       Estimular reflexões sobre as formas de apropriação da natureza de modo ecologicamente responsável, isto é, promovendo atitudes e condutas de co-responsabilidade e parceria relativas ao desenvolvimento sustentável.;
·       Motivar a prática de atividades esportivas como fator de saúde, cujo conceito encerra a totalidade dos seres e a interação entre eles, ou seja, uma visão mais ampliada do mundo.
2.3. Trechos da Prova:
·       Regularidade/velocidade: são trechos representados por números, indicando a velocidade média a ser mantida, em metros por minuto (m/min.).
·       Deslocamentos: são trechos identificados na planilha de orientação e que servem para travessia de rios, lagos, atoleiros, trânsito, etc., onde não haverá média de velocidade imposta, mas sim, um tempo pré-determinado para essa travessia. Esse tempo é identificado na planilha por hora, minutos e/ou segundos: Exemplos: 00:05:00, 00:00:45, 30 min., 3 minutos.
·       Neutralizados: são trechos de parada, onde a equipe tem um tempo estipulado para descanso, lanche, etc. Esse tempo é identificado na planilha por: hora, minutos e/ou segundos: Exemplos: 00:05:00, 00:00:45, 40 min., 12 minutos.
 
3.    DAS PARTICIPAÇÕES
3.1. Equipes de 5 (cinco) integrantes, no mínimo e de 7 (sete) integrantes, no máximo. A diferença entre o número de participantes do sexo masculino e do feminino e vice-versa não pode ser maior que um.
3.2. A equipe será identificada por uma BANDEIRA numerada, conforme ordem de largada e que deverá ser mantida à frente durante todo o percurso. A bandeira deverá ser confeccionada pela própria equipe.
3.3. Cada participante será identificado pelo número da equipe ou da bandeira, silkado ou costurado na camisa (o mesmo número para todos os integrantes da equipe).
3.4. Cada equipe terá um “capitão”, que representará e será identificado ao portar na camisa a letra “C”. Sua função é dirigir-se aos PCs para conferência de tempos e distâncias registrados.
3.5. Cada Equipe deverá se apresentar para vistoria, Check-In, na Estação Ecológica da UFMG, no dia 11 de novembro de 2009, a partir das 7h30min.
3.6. Ficará, a critério da organização, impedir a largada ou continuidade na prova de qualquer equipe que não reúna condições de segurança mínima exigidas.

4. DO PERCURSO
4.1. A prova será realizada em ruas pavimentadas, secundárias, trilhas demarcadas, fechadas, subidas e descidas de dificuldades variadas. SAÍDA: Estação Ecológica da UFMG. CHEGADA: Coltec.
4.2. Ao longo do percurso haverá postos de controle (PCs) de tempo (cronometragem), de distância (metragem) e móvel (formação de cada equipe). A quantidade de PCs não será revelada. Os PCs serão secretos e colocados em pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências e ou em ordem numérica. Os PCs se posicionarão, no mínimo, 10 (dez) minutos antes do horário ideal de passagem da primeira equipe e até 30 (trinta) minutos após o tempo ideal de passagem da última equipe ou após a passagem do resgate (Limpa Trilha).
4.3. No percurso haverá:
·       PC de tempo - que anotará o tempo (hora, minuto e segundo) em que o portador da bandeira de cada equipe passar por ele. A cronometragem será feita com base em um tempo padrão (Hora Oficial) fornecida pela organização da prova (relógio digital afixado em local visível o mais próximo possível da largada), pelo menos 30 (trinta) minutos antes da largada da primeira equipe, sendo utilizados os segundos;
·       PC de distância trecho – que anotará a distância percorrida pela equipe, do início do trecho dado pela planilha de orientação até ao PC, que o Capitão relatar após ser questionado pelo PC;
·       PC de distância total – que anotará a distância percorrida pela equipe, do ponto zero do trecho um da planilha (largada) até ao PC, que o Capitão relatar após ser questionado pelo PC;
·       PC móvel: que anotará o número de integrantes de cada equipe, bem como, o número de integrantes de cada sexo de cada equipe, no momento em que a mesma passa por ele. Esse PC não tem ponto fixo, podendo surpreender as equipes em qualquer momento da prova e por mais de uma vez.
4.3.1. Todos os PCs poderão penalizar as equipes, caso as mesmas infrinjam o regulamento. A autoridade do PC é inquestionável. Ao avistar um PC, a equipe deverá seguir normalmente, respeitando, se houver a fila de passagem. Somente o Capitão de cada equipe poderá verificar a anotação realizada por todos os PC. Se TODOS os integrantes se dirigirem até o PC, o mesmo poderá penalizar a equipe. Outro integrante poderá entrar em contato com os PCs somente em caso de extrema necessidade. Se a equipe passar 2 (duas) vezes no mesmo PC, valerá o primeiro tempo anotado. Será colocada a disposição das equipes, a listagem de tempos reais de passagem, para a devida conferência e comparação com a ficha técnica da mesma, logo após a largada da última equipe e sempre antes da declaração dos resultados.

5.0. DAS INSCRIÇÕES
5.1. Período de inscrição: do dia 20/04/10 ao dia 25/04/10 pela página www.coltec.ufmg.br/enduro e sua efetivação no Setor de Educação Física, no horário de 7h30min. às 11h30mim, de segunda à sexta-feira, até o dia 26/04/10.
5.2. Valor da inscrição: R$15,00 (quinze reais) por equipe. Somente após o pagamento da inscrição a equipe estará inscrita na competição.
5.3. A Planilha de Cálculo de Anselmo Bettini estará disponível na página www.coltec.ufmg.br/enduro a partir do dia [?].

6.0. DO ROTEIRO
6.1. A planilha de orientação será disponibilizada na página do evento (www.coltec.ufmg.br/enduro) a partir do dia (esta data será divulgada no Congresso técnico )-
6.2. Uma planilha por equipe será concedida no Check-In, que se iniciará às 7h30min na Estação Ecológica próximo à largada.
6.2. A largada da primeira equipe será às 8h.
6.3. A ordem de largada (com o tempo de três minutos de distância entre as equipes) será divulgada no Congresso Técnico no dia 27 de abril de 2010 às 12h no Auditório do Coltec e, posteriormente, disponibilizada na página do evento.
6.4. É de inteira responsabilidade dos participantes conferirem o horário da largada de sua equipe.
6.5. Caso uma equipe, por qualquer motivo, não possa largar no horário determinado, a mesma deverá avisar com antecedência à organização, sendo que seu novo horário de largada somente poderá ser alterado com autorização dos Coordenadores do evento.
6.6. Mesmo não havendo PC no local da largada, o horário de largada de cada equipe será automático, ficando sob a responsabilidade de cada uma largar em seu horário ideal.
6.7. Haverá um PC de tempo na CHEGADA no Coltec (local indicado na Planilha de Orientação). Assim, cada equipe deverá, obrigatoriamente, passar por ele, mesmo que haja desistência ao longo do percurso.

7.0. DA PLANILHA DE ORIENTAÇÃO
7.1. As equipes terão acesso à planilha de duas maneiras diferentes: na página do evento, podendo realizar cópias e antecipando assim os seus cálculos com ajuda da Planilha de Cálculo de Anselmo Bettini e/ou a partir das 7h30min do dia do evento, assim, que realizarem o Check-In. A planilha de 2008 estará disponível na página o evento como exemplo.
7.2. A planilha constará de 3 (três) colunas:
a) A primeira com a distância em metros (a metragem poderá ser omitida em alguns trechos).
b) A segunda para o símbolo (em Tulipa) indicativo da referência.
c) A terceira pode conter a indicação de tempos de parada e deslocamentos e direções a serem seguidas, como também, observações, alertas e outras informações complementares.
7.3. É de responsabilidade das equipes a conferência do número e seqüência de páginas da planilha, antes de sua largada.
7.4. Constará também na planilha a localização dos Neutralizados que poderão ou não ser considerados como um trecho.
7.5. Os símbolos utilizarão o código Tulipa, o mesmo já usado em outros campeonatos para este tipo de prova.
7.6. Os ângulos da simbologia deverão apresentar com a melhor fidelidade possível, os reais ângulos das encruzilhadas e bifurcações.
7.7. Na coluna da direita, poderão constar observações, chamando a atenção para locais perigosos (cava, barranco, pedra, rio fundo, etc.) e também o grau a ser seguido quando exigir o uso de bússola.
7.8. Será exigido, durante o percurso, o uso de bússola, onde estará identificado na referência local o rumo (em graus ou ponto cardeal) a ser seguido.
7.9. Na Coluna da esquerda, as medidas representadas são:
a) A de cima é a metragem parcial, ou seja, a metragem da referência anterior (e que tenha indicação de distância) até a atual.
b) A de baixo é a metragem acumulada do trecho, ou seja, o total (a soma das parciais) desde o início do trecho.
7.10. Sempre um trecho começará da metragem 0 (Zero), não podendo ter a seqüência de metragem do(s) trecho(s) anterior(es).

8.0. DA CONTAGEM DE PONTOS
8.1. Vencerá a equipe que, no final da prova, apresentar o menor número de pontos perdidos.
8.2. Poderá haver critérios diferentes para a pontuação de pontos perdidos, que será descrito a seguir e divulgado no quadro de avisos antes da largada da primeira equipe.
8.3. PC de Tempo:
ANTES ou ADIANTADO
DEPOIS ou ATRASADO
PONTOS PERDIDOS
Até 1 minuto
Até 1 minuto
00
Até 3 minutos
Até 3 minutos
05
Até 5 minutos
Até 5 minutos
10
A partir de 5 minutos
A partir de 5 minutos
15
Se a Equipe NÃO passar pelo PC
100

8.4. PC de Distância TRECHO e TOTAL:

MENOS ou INFERIOR
MAIS ou SUPERIOR
PONTOS PERDIDOS
Até 10 metros
Até 10 metros
00
Até 20 metros
Até 20 metros
05
Até 30 metros
Até 30 metros
10
Até 40 metros
Até 40 metros
15
A partir de 40 metros
A partir de 40 metros
20
Se a Equipe NÃO passar pelo PC
100

8.5. PC Móvel:
a)   Se a equipe passar com mais ou com menos integrantes do que o declarado na inscrição serão 30 pontos perdidos por cada integrante  a mais ou por cada integrante faltoso.
b)  Se a equipe passar com número inferior ao número mínimo de integrantes por equipe, ou seja, quatro ou menos, serão 30 pontos perdidos por cada integrante a menos.

8.6. Infrações e penalidades
AÇÕES
PONTOS PERDIDOS
Passar pelo PC sem levar a bandeira à frente
20
Jogar lixo em local indevido sujando as trilhas e ruas
300
Prejudicar o desempenho de outra equipe
50
Chegar ao PC no sentido (ou por caminho) diferente ao da planilha
50
AÇÕES PARA DESCLASSIFICAÇÃO
Romper cercas, caminhar sobre plantações, hortas etc. ou exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade alheia ou ao patrimônio público.
Retirar do percurso marcações, referências ou instruções feitas ou colocadas pela organização.
Utilizar equipamentos de comunicação (rádios ou similares) em benefício próprio.
Usar equipamentos de medição: mecânico, "rodinha", trena ou similar
Depois de ser registrada no PC de chegada, voltar à trilha para registrar um PC que não tenha passado.
Tumultuar o trabalho de apuração de resultados.
Fazer uso de cigarros e/ou bebidas alcoólicas antes e/ou durante o transcurso da prova.

9.0. DA VESTIMENTA E DOS EQUIPAMENTOS
9.1. Obrigatória: Tênis confortável ou Bota de Trekking, meião (colocá-lo por cima da boca da calça), calça jeans, de moletom, tak-tel ou ginástica, blusa de malha fina e de mangas compridas, capa de chuva. Bússola, calculadora, caneta, relógio digital ou cronômetro, cantil.
9.2.  Opcionais: Lanche de trilha e saco para lixo, bússola reserva, prancheta pequena, blusa p/ frio, repelente, protetor ou filtro solar, boné.
9.3. Equipamentos Permitidos: Pedômetro, Palm, Notebook, HP, Totem, Winner, Compass, telefones celulares.
9.4. Equipamentos Proibidos: GPS, Rádios, Trena de Roda, Trena e qualquer outro dispositivo de medição que não seja o próprio contador de passos.
9.5. Levar roupa e calçado para troca depois da prova.
9.6. Quando a organização julgar que qualquer equipamento (ex: Odômetros, telefones celulares, etc.), estiver sendo usado de forma antidesportiva, antiética ou estiver alterando resultados, poderá a mesma proibir o uso deste equipamento e penalizar a equipe que usou indevidamente.

10.0. DOS CASOS OMISSOS
10.1. Os casos omissos serão resolvidos e julgados pelos COOORDENADORES da Prova.

SETOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
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